DA CORRUPÇAO À CRISE

DA CORRUPÇAO À CRISE

Editorial:
GRADIVA
Año de edición:
Materia
CONSULTA
ISBN:
978-989-616-533-8
Encuadernación:
Rústica
Disponibilidad:
Disponible en 5 días

10,30 €


Sinopse

Este livro contraria duas mentiras colossais que contaminam a sociedade portuguesa: a de que os portugueses andaram a gastar acima das suas possibilidades e a de que não há alternativa à austeridade.


A principal causa da crise em que Portugal se encontra mergulhado é a corrupção. Alguns grupos económicos, apoiados pelas grandes sociedades de advogados, dominam completamente a actividade política que se transformou, ela própria, numa grande central de negócios.


Ainda agora, enquanto o país empobrece, a classe média se extingue e o desemprego alastra, a corrupção continua a aumentar, os mecanismos de corrupção agravam-se e cresce a promiscuidade entre a política e os negócios.


Há, no entanto, uma saída, uma alternativa que não é a austeridade – é o combate à causa maior da crise, o combate à corrupção.
Autor(es)
Paulo de Morais nasceu em Viana do Castelo em 1963. É licenciado em Matemática, com um MBA em Comércio Internacional, e doutorado em Engenharia e Gestão Industrial. Foi dirigente associativo estudantil e iniciou a sua actividade profissional no Ensino Superior. Passou ainda pelo sector empresarial e foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto de 2002 a 2005. Regressou ao ensino e prosseguiu o seu combate de sempre pela denúncia dos mecanismos de corrupção em Portugal. Foi membro do núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency Internacional, de que é vice-presidente.